Untitled Document

 

Aquapanel:

 

O sistema Knauf AQUAPANEL® foi desenvolvido para a construção e recuperação de fachadas e reúne todos os elementos necessários para a montagem das paredes externas de vedação: chapas cimentícias, perfis metálicos e acessórios, além das chapas de drywall e suas respectivas massas, fitas e parafusos.

Utilizando o princípio da construção a seco, o sistema oferece vantagens como leveza, rapidez de execução, versatilidade e flexibilidade e seu desempenho varia de acordo com a opção de fachada escolhida, de modo a se adequar aos requisitos do cliente. As espessuras finais das paredes externas podem variar a partir de 95mm.

A indicação de uso é também para tetos e paredes internas de ambientes muito úmidos ou com grande quantidade de vapor d’água, pois as chapas são 100% resistentes à umidade e às intempéries..



Caracteristicas Técnicas:

O sistema consiste em uma estrutura metálica, composta por guias e montantes, na qual serão aparafusadas chapas cimentícias (na face da parede voltada para o exterior) e chapas de drywall (na face voltada para o interior). Entre a camada de chapas cimentícias e a estrutura, deverá ser colocada uma manta Tyvek (membrana que funciona como uma barreira para a água). É também essencial a colocação de uma lã mineral no interior da parede.

A instalação procede com o tratamento das juntas (massa e fita), aplicação de massa superficial e colocação de malha de reforço. A parede finalizada está pronta para receber qualquer tipo de revestimento ou acabamento.



Materiais e Componentes do Sistema:

Chapas cimentícias As chapas Knauf AQUAPANEL® são compostas de cimento Portland e agregados leves e possuem uma tela de reforço embutida que lhes confere maior resistência, e bordas arredondadas que facilitam o tratamento de juntas. Disponíveis nas dimensões 1200x2400mm, as chapas têm 12,5mm de espessura, pesam 16kg/m² e podem atingir um raio de curvatura de até 1m.

Estrutura Recomenda-se a utilização de estrutura metálica do tipo Steel Framming, composta por perfis - guias e montantes - de aço galvanizado com revestimento zincado Z275. Sua fixação poderá ser entre lajes ou na frente delas, dependendo da necessidade do projeto. As larguras dos perfis variam entre 70 e 200mm e a espessura do aço deve ser de 0,65mm, 0,80mm ou 0,95mm. O espaçamento entre montantes poderá ser de 400 ou 600mm.

Acessórios Os acessórios consistem em Tyvek, massas, fitas, parafusos e peças em PVC.

Tyvek – Trata-se de uma espécie de tecido composto por finas fibras que, entrelaçadas, formam uma espessa e resistente estrutura. O Tyvek foi especialmente projetado para impedir a entrada de água e ao mesmo tempo permitir a saída do ar, evitando assim a condensação no interior da parede.

Parafusos AQUAPANEL® - Foram especialmente desenvolvidos para a fixação das chapas na estrutura e possuem camada de proteção especial que lhes confere garantida resistência à corrosão por 720h em teste salt spray. Adequam-se a diferentes espessuras de aço ou madeira.

Massa para tratamento de juntas AQUAPANEL®– Massa à base de cimento para preenchimento das juntas entre as chapas.

Fita para tratamento de juntas AQUAPANEL®– Tela de fibra de vidro com tratamento anti-alkali e 33cm de largura que ficará embutida na massa para tratamento de juntas.

AQUAPANEL® Basecoat – Massa para acabamento à base de cimento reforçado com resina sintética que deverá ser aplicada com de modo a obter uma camada de aproximadamente 5mm antes da colocação da malha de reforço e de 2mm após esta colocação. Pode ser aplicada manualmente ou com uma máquina de projeção de argamassa.

Malha de reforço AQUAPANEL® – Ampla malha de fibra de vidro com gramatura 160g/m², resistente à alcalinidade e com largura igual a 1m. Projetada para combater possíveis fissuras, a malha deverá ficar embutida na massa Basecoat.

Peças em PVC – São juntas de dilatação, estruturas de reforço de cantos e peças cuja função é auxiliar no gerenciamento de água e proteção da fachada.

Após a finalização com a última camada da massa Basecoat, a superfície pode permanecer por até 6 meses sem revestimento se necessário for. Não há restrições para o tipo de acabamento a ser aplicado - pintura, textura, cerâmica, pedras – o sistema suporta até 40kg/m².



Desempenho no Sistema de Fachada Knauf Aquapanel®:

Desempenho Térmico: O desempenho térmico das fachadas varia conforme o sistema utilizado, podendo atingir isolamentos de até 0,18W/m²K.

Desempenho Acústico: A performance acústica das paredes também varia conforme o sistema utilizado, e alcança isolamentos Rw de 45dB a 65dB.

Resistência Mecânica: As fachadas são dimensionadas para resistir a ventos com intensidades de até 200km/h (que caracterizam furacões classe 3), além de resistir aos impactos normais de corpo mole, corpo duro e carga suspensa.

Estanqueidade à água: O sistema é estanque à água proveniente de chuvas e outras fontes, considerando-se a ação dos ventos com pressões estáticas superiores a 50Pa, o que atende a todas às regiões do país.

Segurança ao Fogo: As chapas Knauf AQUAPANEL são Incombustíveis (Classe !). O TRRF (Tempo Requerido de Resistência ao Fogo) do sistema pode variar de 30 a 120 minutos, dependendo do tipo utilizado.



Controle de Qualidade:

Os produtos fornecidos pela Knauf passam por rígido controle de qualidade na etapa de fabricação e são garantidos quanto ao seu desempenhos.

Quanto à instalação dos sistemas, em todo o Brasil existem Centros de Treinamento através dos quais a mão de obra é treinada, qualificada e certificada para executar os serviços.



Durabilidade e Manutenibilidade:

Recomenda-se a manutenção preventiva normalmente realizada em qualquer fachada, como limpeza, rejuntamento, pintura e quaisquer outras que se fazem necessárias pelo desgaste natural do acabamento da superfície.

Vida útil de projeto e prazo de garantia: A vida útil de projeto (VUP) e a garantia dos sistemas estão em conformidade com a NBR 15575-1:2008 e são apresentadas na tabela a seguir:



Vida Útil de Projeto e Prazo de Garantia:

Parte de Edificação VUP (Anos) Prazo de Garantia (Anos)
Mínimo Superior Mínimo Superior
Vedação externa >= 40 >= 60 5 7,5
(Paredes de vedação externas, painéis de fachada, fachadas-cortina)   Segurança e Integridade
Nota: Para o nível superior, o prazo de garantia foi acrescido de 50% em relação ao mínimo.




Ficha Técnica Knauf Aquapanel:

Espessura 12,5 mm
Peso (kg/m²) Aproximadamente 16 kg/m²
Largura 1.200 mm
Comprimento 2.3400 mm
Densidade do material seco (kg/m³) Aproximadamente 1.150 kg/m³
Raio mínimo para chapas de 900 mm de largura (m) 3
Raio mínimo para chapas de 300 mm de largura (m) 1
Resistência à flexão (N/mm²) >=6,2
Alcalinidade (pH) 12
Módulo de elasticidade (N/mm²) 4000 - 7000
Condutividade Térmica (W/mk) 0,36
Dilatação Térmica (10-6k) 7
Coeficiente de resistência à difusão de vapor d'água (p) 19
Alteração das dimensões do produto - ar seco para ar saturado (%) 0,1
Classe do Material Incombustível Classe 1



Imagem:

*(Conteúdo extraído do Site da Knauf: www.knauf.com.br)